segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Maquiagem faz mal?

 Maquiagem diária faz mal à pele ou é uma forma de proteção? Diante do dilema, deve-se primeiramente considerar se os produtos são adequados ao tipo de pele, se há alergias a alguns itens e se a limpeza pela manhã e à noite está sendo feita. Naturalmente, algumas mulheres podem ter suas espinhas e cravos agravados por bases oleosas ou blushes gordurosos. Outras tantas podem ter alergia a sombras e ficar com pálpebras inchadas. E o mais comum: aquelas que por preguiça relutam em tirar a maquiagem antes de dormir acordam com aspecto cansado e pele sem brilho na manhã seguinte.
Atualmente, as linhas cosméticas oferecem alternativas: produtos livres de óleo, bases hidratantes para peles secas, rímel com fortalecedores de cílios e batons com filtro solar e umectantes. E, sem bem usada, a maquiagem pode contribuir sim para proteção da pele que enfrenta sol, poeira e poluição no dia a dia.
Para aproveitar ao máximo a vivacidade que uma boa maquiagem dá ao rosto, capriche na preparação e na limpeza. O ideal é, antes de tudo, limpar o rosto com algodão embebido em adstringente ou tônico líquidos. Isso manterá os poros fechados, o que irá segurar a maquiagem por horas. Passe depois uma camada bem fina de hidratante. Corrija olheiras, manchas e espinhas com corretivo claro, que elimina o aspecto cansado e dá luminosidade à face. Em seguida espalhe a base, fixando-a com pó solto, que é um dos grandes segredos da duração e homogeneidade do trabalho.
Só não esqueça de limpar bem o rosto antes de dormir, isso é essencial. Para retirar produtos à prova d’água dos olhos, o que resolve mesmo são demaquilantes oleosos, aplicados com algodão, retirando depois os resíduos com sabonete ou creme de limpeza, sem dispensar tônico ou adstringente líquidos que deixam a pele completamente livre.

 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário